quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Guanta aldrabice...


Aquando da sua primeira eleição para o cargo de Presidente dos EUA, aquela em que parecia a segunda vinda do messias - com o devido respeito pelos crentes - o então nóvel residente do número 1 da Avenida de Pennsilvanya prometeu encerrar durante o seu mandato a prisão ilegal de Guantanamo. Prisão de resto num pedaço da Ilha de Cuba onde o inquilino americano se mantém, pese embora o senhorio há muito tenha denunciado o arrendamento - Sim o Governo dos EUA insiste em emitir um cheque anual de USD 2.000,00 por arrendamento da Base, ainda que este arrendamento tenha sido feito em 1903, com o presidente Tomás Estrada Palma.
A verdade é que o tempo passou, foi-se o primeiro mandato, veio o segundo, e a prisão lá foi ficando - cada vez mais arredada das TV's - e por lá foram ficando as criaturas anos a fio sem julgamento, mas aí não há direitos humanos que valham e até a Amnistia Internacional o melhor que consegue dizer é que enfraquece a postura dos EUA na matéria, deixando mãos livres a outros governos em matéria de direitos humanos. Seria rizivel não fosse trágico para as vidas de pessoas, culpadas ou não mas que têm direito de se defender, e que estão algumas há mais de 14 anos presas sem que alguma sentença existisse sobre elas.
Aqui continuam não existindo direitos constitucionais, até porque os EStados Unidos argumentam com um impressionante sofisma que a prisão não é em solo americano e os presos não são americanos, o que é no mínimo curioso quando se arrogam o direito de ir prender cidadãos estrangeiros em solo estrangeiro para os julgar em solo americano à luz de leis americanas.
Enfim... Mas nada disso interessa porque o máximo que se pode dizer é que enfraquece a posição norte-americana. 
Não obstante o segundo mandato assim como veio está a ir e 61 desafortunadas criaturas por lá permanecem, desconhecendo o dia de amanhã, depois de terem sido presas ilegalmente, transportadas ilegalmente para Guantanamo, sendo muitas vezes o seu paradeiro desconhecido de familiares e amigos, sujeitos a humilhações, maus tratos e torturas, sem direito a advogado ou defesa e encarcerados por tempo indeterminado que pode, eventualmente, chegar à morte.
Enfim ao fim de oito anos: Fechar... Direitos Humanos... Constituição... GUANTAldrabice!!! E quem sabe com o futuro empossado GUANTO tempo mais? 

Sem comentários: