quinta-feira, 7 de maio de 2009

Toda a Humanidade



Amanhã é dia 8 de Maio, com ele 64 anos do fim da II Guerra Mundial. Esta foi um dos mais terríveis conflitos da História. Aqui degladiaram-se a destruição de todo o senso de humanidade e um conjunto de identidade minima de valores morais, representada por aliados tão diversos como o Reino Unido e suas colónias, a França, os Estados Unidos e a União Soviética.
O terror, porque de terror se tratou, Nazi-Fascista intentava um mundo de Senhores e Escravos, no sentido literal do termo, com profundas alterações sociais, mas de alterações baseadas nos genes, na lingua, ou na perfeição física (de ditames claros e baseados no ideário de um passado glorioso de hérois guerreiros - e isto é tão válido para a Alemanha de Hitler, como para a Itália de Mussolini ou o Japão). Esta visão profundamente redutora e segregacionaista havia mostrado todo o seu desdém pela humanidade na Guerra Cívil de Espanha, na Abissínia e Etiópia, na China e continuaria a demonstrá-la profusamente procurando eliminar Judeus, Ciganos, Eslavos, todos aqueles que não acatassem os seus ditames políticos e sociais, como os Comunistas, os refugiados republicanos Espanhois, os Dirigentes Sindicais, e todos os que não encaixassem na nova ordem como os Homossexuais e até os Loucos.
Foi contra esta selvajaria que se ergueram milhões de homens e mulheres, foi contra esta suma opressão que os cidadãos se prestaram a morrer, para que não fosse este o futuro da Humanidade.
O Capital porém desde cedo defendeu, protegeu, estimulou financeiramente estes regimes. Bancos e outros negócios, lucraram vastamente com o trabalho não remunerado e sem direitos. Não se pense que foram só empresas Alemãs. Companhias Americanissímas como a IBM, como a Ford, estveram envolvidas com o nazi-Fascismo desde início e algumas mantiveram as suas operações em solo alemão durante a Guerra.
Já antes o haviam feito em Espanha, em França, e nenhuma impressão lhes teria feito puderem continuar a usufruir de mão de obra escrava.
Várias dezenas de Milhões morreram vítimas destes regimes, muitas centenas mais sofreram terríveis privações e provações que haviam de marcar para sempre demografias e dinamicas de países inteiros.
Todos os que travaram o passo a este terror salvaram a Humanidade Inteira, cada um deles, cada um dos sobreviventes salvou e foi salvo por outro semelhante, ligando a humanidade com laços de fraternidade que um dis terão os seus frutos. Assim possa a humanidade encontrar os caminhos de uma existência mais justa e digna, solidária e fraterna, cooperante e de partilha de recursos. Só o fim da exploração é isso, só o Socialismo é toda a Humanidade.
Honremos os Mortos.

Sem comentários: