sábado, 21 de março de 2009

A seu favor - A favor de quem quer ter onde chegar a horas!

fonte: ww1.rtp.pt


O recente spot publicitário da Antena 1 é, no mínimo, particularmente infeliz. É particularmente infeliz, porque deixa uma imagem muito negativa dos profissionais desta rádio, em particular da jornalista em voz off.

Qualquer leigo, minimamente informado em jornalismo, sabe que um jornalista tem de se documentar sobre o assunto que está a tratar e a informar o ouvinte. De outro modo cai-se na absoluta manipulação da informação.

O spot da manifestação e do Rui, implica a incompetência da jornalista em causa, uma vez que qualquer manifestação nos tempos que correm é a favor dos empregos, dos salários e dos direitos laborais. Daí que quem se manifesta está a fazê-lo para que também o Rui tenha onde chegar a horas, seja o emprego, a casa, o médico, etc.
Sem emprego, sem salário, ou sem direitos, o desgraçado do Rui, bem pode estar dentro do carro, se é que ainda terá dinheiro para pagar o carro, mas não terá de chegar ao emprego a horas, porque está desempregado, já não irá para casa a horas, porque não pôde pagar a renda ou hipoteca, não poderá chegar ao médico a horas, porque não tem dinheiro para lá ir ou porque simplesmente o Hospital ou Centro de saúde da sua área deixou de existir, já para não falar na escola das crianças que ele já não pode comportar, e portanto devem estar com os parcos haveres que lhes restaram no banco traseiro, se sequer banco traseiro existir.

Visto isto, a nossa jornalista, que tão acintosamente afirma que a manifestação é contra o Rui, não só não está informada, como nem procura informar-se, sequer perguntando a algum manifestante.

Que o nosso jornalismo ia pelas ruas da amargura, nós já sabiamos, mas que se permita que um spot publicitário dê dele e seus profissionais tão má imagem, deveria ser alvo de protesto, processo e manifestação, tendo à cabeça a jornalista cuja voz é utilizada nesse mesmo spot.

É que esta manifestação, é também por si, para que tenha sempre onde chegar a horas.

Sem comentários: