sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Tutto buona gente



O cunhado (quase parecem outros tempos do cuñadissimo) do actual chefe de estado vitalício e de sucessão garantida do Estado Espanhol foi considerado culpado de fraude, corrupção, falsificação de documento etc. Acusações que uma vez consideradas provadas levariam qualquer um ao cárcere... Qualquer um? Não! Ao cunhadíssmo de sua magestade Bourbon o máximo que acontece é ser deixado com termo de identidade e residência no país europeu em que encontrar e ainda sem ter de pagar qualquer fiança, qua a vida está difícil para todos e não é o valor da multa que o Estado vai devolver à esposa que chega para manter a vida modesta do casal.
Fosse um qualquer plebeu envolvido numa marosca corriqueira e ia dar com os ossinhos na prisa, coisa que para tão ilustres e reais personagens não serve, longe vá o agouro.
O teatro montado para dar a ilusão de que são todos iguais perante a lei, sejam duques, reis, ou o pedinte ali da esquina, acabou mostrando que perante os poderosos a justiça é uma troça e perante os reis uma ópera bufa.
Se dúvidas havia que o Estado Espanhol é um estado de direito entortado elas desvaneceram-se... agora há só certezas.
A ver vamos Ainda quais as penas que o tribunal vai aplicar aos ex-membros do Governo da Catalunha por permitirem uma consulta informal, ou à Presidente do Parlamento Catalão por ter permitido a votação das conclusões da comissão sobre a independência, mas moral por moral deveriam ser exemplares, ou seja nenhuma - mas vão ver que não será.

Sem comentários: