quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Si, si, si, Dolores a Madrid



Se há alguém que tenha marcado a luta republicana e proletária na Espanha, quando nesse campo de batalha se travava um embate entre as forças do progresso e o obscurantismo e terror fascista, esse alguém foi Dolores Ibarruri, a Pasionária. Quem quer que tenha ouvido na época esta mulher de voz tonitroante, não poderá esquecer a sua força e as suas palavras.
A sua luta pela Liberdade, pela República, pelo progresso do seu povo, conduziu-a no fim da guerra cívil a um exílio que durou até 1977. Perto de quarenta anos de uma ausência dolorosa mas de uma dedicação inquebrantável à causa do Socialismo e dos povos.


Hoje a Espanha está longe de ser aquilo que ela sonhou, o mundo está longe de ser aquilo que ela sonhou, mas os combates estão ainda por travar, e no fim de tudo Não passarão! Passaremos. Passaremos nós todos aqueles que lutamos por um Mundo diferente, sem a exploração do homem pelo homem, por um mundo onde a justa distribuição do necessário não leve à acumulação desnecessária, à exaustão dos recursos, e ao desperdício.

Por isso passaremos, passaremos nós, aqueles que continuam acreditando e seguem lutando, para concretizar estes sonhos. Por isso passaremos, passaremos nós aqueles que dedicamos os nossos esforços à causa da dignificação da humanidade. Por isso passaremos, passaremos nós, aqueles que constroem os amanhãs, porque estes se constroem lutando, alertando, mobilizando todos quantos se revoltam, se desesperam, se sentem explorados e utilizados como se apenas de máquinas se tratassem. Por isso passaremos.
Madrid também é aqui!

2 comentários:

Anónimo disse...

... E não chamaste a isso
nem Marne nem Verdun nem qualquer outro nome merecedor de lembrança
mais profunda
(embora ali a matança tenha sido a mais terrível).
Chamaste-lhe Guernica.
E é o povo espanhol
que para sempre ali está,
...
in TU FIZESTE AQUELA OBRA - Rafael Alberti


Não é Madrid, não é Barcelona...é Espanha a combater...

Dolores siempre...

LEÃO

Carlos Moura disse...

Sempre com uma pertinência certeira e no momento certo. Sim é a Espanha que combate, somos nós que com ela combatemos. Sim Dolores está aqui.
Abraço grande