quinta-feira, 24 de abril de 2008

Abril: 34 x 25

foto dcursor


Celebrar o 25 de Abril hoje, 34 anos depois, não é apenas celebrar um levantamento militar que nos devolveu a Liberdade.

Celebrar o 25 de Abril hoje, é celebrar esses homens e mulheres que durante muitos anos resistiram ao fascismo, com o seu sacrifício, o sacrifício das suas famílias, da sua saúde e por vezes até da própria vida, para que viéssemos a ser livres.

É celebrar o povo, esse povo que na manhã desse dia saiu à rua, garantindo com a sua presença a vitória sobre o regime e a construção da sua liberdade.

É celebrar as alterações económicas e as conquistas que propiciaram a que nunca mais ninguém sofresse o trabalho de sol a sol, a que a saúde fosse um direito, a que o trabalho e habitação fossem direitos de toda a população, a que a retribuição pelo trabalho realizado não dependesse do arbítrio e preferência de ninguem.

É celebrar que nunca mais alguém seja punido e perseguido por coisas que hoje nos parecem insignificantes como catar a bolota caída no chão ou catar a lenha para prover às necessidades básicas da sua família.



Celebrar o 25 de Abril hoje, é celebrar que nunca mais ninguém seja perseguido por expressar as suas opiniões e lutar para por cobro ao regresso desses fenómenos.

É celebrar que nenhuma mulher seja exposta à profunda humilhação de não ser dona do seu próprio destino, dependendo da autorização de um marido para viajar, para dispor dos seus bens, como se se tratasse não de um ser humano mas da propriedade de alguém.

Celebrar o 25 de Abril hoje, é celebrar a constituição, essa constituição de 76 que inscreveu esses direitos como fundamento da nação, sendo garantia máxima dessa liberdade.

Celebrar o 25 de Abril hoje, é celebrar também o poder local democrático, esse poder local eleito pela primeira vez a 25 de Abril de 76, e que permitiu que esse poder, que é o mais próximo do cidadão, fosse escolhido por nós, nós como donos do nosso destino e responsáveis pelas escolhas que fazemos.



E porque celebrar é também festejar, aqui estamos hoje festejando esse dia, essa liberdade, esse direito de escolha, que graças a esses tantos que lutaram são hoje realidades que lutaremos por manter. 25 de Abril Sempre.


video de montenegro42

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo teu Blog.

Sei o quanto trabalho te deu a faze-lo, mas tb sei o prazer te deu.

É um prazer sempre ver que
contínuas em forma.

Abraço

Teu amigo José Ribeiro

Carlos Moura disse...

Obrigado pelas tuas palavras Zé. Os amigos verdadeiros são aqueles que se lembram de nás em todas as ocasiões, que nos empurram para a frente e nos encorajam.
Amigos assim como tu.
Outro abraço grande