quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Publicidade Enganosa

A Orbital Sciences viu explodir o seu foguetão Antares que transportava a nave Cignus para a Estação Orbital Internacional.
A NASA perdeu assim um reabastecimento para os seus astronautas. O fim do seu projecto espacial colocou-a na dependência de empresas privadas pagas regiamente para desenvolver as naves e os motores que a Agência Espacial Norte-americana já não desenvolve.
O desenvolvimento e pesquisa privados resultam melhor, aliás o fogetão Antares era prova disso. Desenvolvido em tempo recorde, potência de lançamento muito grande, um grande feito do investimento público no desenvolvimento privado e... No bolso dos patrões.
Escândalo! um motor rebentou! Imediatamente se soube que a "má qualidade" era soviética! Os motores tinham sido importados da Ucrânia... Só podia. Até darem problema ninguém sabia que não eram made In USA e de perfeita concepção.
Escândalo maior! Eram das décadas de 60 e 70 do século XX, quando o socialismo produzia apenas tecnologia de muito baixa qualidade, como então todos os arautos do US way of life garantiam. Admira é como ainda funcionavam e até eram elogiados enquanto passavam por produto do engenho e empreendedorismo privado.
Agora gritam era velho e soviético, mas até aqui serviam bem para ganhar bom dinheiro esbulhando a União e os contribuintes a nível Federal e, de caminho enganar os incautos.

Sem comentários: