sábado, 12 de março de 2011

O Futuro


Não sendo muito do meu feitio colocar anedotas, nem tendo esta anedota uma linguagem que seja utilizada por mim, não resisto a colocar aqui, a propósito das novas medidas de asteridade, de colocar uma anedota alemã (não foi proposital) que há anos me contaram.




"O pequeno Hans chega a casa e pergunta ao pai como funciona o capitalismo, para um trabalho da escola. O Pai, pronto a ajudá-lo, explica - Hans. O Capitalismo é como funciona a nossa sociedade, e é o mesmo do que aqui em casa. Eu, sou o capital, coloco dinheiro em casa; A mãe é o povo, orienta a casa e determina as decisões; A nossa empregada Helga, são os trabalhadores. Faz os trabalhos para garantir que tudo funciona cá em casa; E o teu irmãozinho Franz é o Futuro - Hans escutou atentamente o pai e a seguir ao jantar foi deitar-se.

A meio da noite, o pequeno Hans acorda com o choro do irmãozinho, levanta-se e vai ao quarto deste. Encontra-o todo sujo e a chorar num berreiro. Dirige-se ao quarto dos pais, mas apenas encontra a mãe a dormir. Vai depois ao quarto da Helga, onde encontra esta na cama com o pai.

Fazendo-se luz na sua cabeça, o pequeno Hans exclama - Pai, já entendi o capitalismo! O Capital fode os trabalhadores; O Povo não dá por nada; E o Futuro está na merda!"

2 comentários:

Anónimo disse...

Bem a propósito do oenunciado no texo de marx A ideologia alemã...que deve bem conhcer. Abraços, Rivaldo, Brasil

Carlos Moura disse...

Como não poderia deixar de ser. Quem foi que disse que Marx não pode ser divertido? Abraço grande meu amigo